Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCU determina anulação de pregão para merenda escolar em Manaus

    há 13 anos

    O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a anulação do pregão presencial realizado pela prefeitura de Manaus (AM) para registro de preços de alimentos da merenda escolar. O TCU identificou sobrepreço em alguns itens ao comparar aquisições semelhantes em órgãos públicos locais e com preços de mercado.

    O Tribunal questionou os benefícios da licitação feita por lotes, em vez de itens, já que os lotes agrupam alimentos de natureza diversa e formam cardápios com produtos que não se complementam.

    Outra irregularidade identificada foi a falta de objetividade no critério de julgamento das amostras, pois não havia parâmetros técnicos de aferição, como aspectos visuais e limites de variação aceitáveis, o que impossibilitava a transparência na desclassificação de alguns produtos. No edital do pregão, não foi citada a necessidade de informações na embalagem do produto.

    Segundo o ministro-substituto Augusto Sherman, relator do processo, as providências adotadas pelo Tribunal não prejudicaram o fornecimento da merenda escolar. Apesar das irregularidades, o TCU autorizou a aquisição emergencial de produtos. Porém, a Secretaria Municipal de Educação, responsável pelas compras, deverá reter, de acordo com determinação cautelar do Tribunal, R$ 1.228.723,33, referente ao sobrepreço identificado.

    O TCU determinou à Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM a adoção de novas condições para pregões e realizará audiência dos responsáveis para que apresentem justificativas.

    Serviço:

    Acórdão 2077/2011 Plenário

    Processo TC 004.835/2011-5

    Sessão 10/8/2011

    Secom - LV

    Tel.: (61) 3316-5060

    E-mail: imprensa@tcu.gov.br

    Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

    • Publicações2263
    • Seguidores190
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações320
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcu-determina-anulacao-de-pregao-para-merenda-escolar-em-manaus/2816953

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)