Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Federação cobra investimento em qualificação de pessoal e no setor hoteleiro

    há 13 anos

    Investir na qualificação profissional e na modernização de hotéis é o principal passo que o Brasil deve dar para obter êxito na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. Essa foi a questão central abordada pelo vice-presidente para Meios de Hospedagem da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Ricardo Krüger. Segundo ele, embora o País tenha uma boa infraestrutura hoteleira, ainda há a necessidade de aperfeiçoar o atendimento para um público estrangeiro exigente. O Brasil possui uma grande carência de idioma. São poucas as pessoas que possuem conhecimento de outras línguas, como o inglês, por exemplo, principal idioma para a realização desses eventos, afirmou.

    De acordo com ele, a infraestrutura hoteleira possui capacidade para receber os eventos, tendo em vista que, cada vez mais, as cidades-sede do mundial são palco de grandes acontecimentos. No entanto, ainda faz-se necessário o aumento do número de leitos. Segundo dados apresentados por Krüger, o País possui 343 mil leitos e deverá contar com mais 142 mil até 2014, o que representa 198 novos hotéis em todo o Brasil. Dados da federação apontam que o País investirá R$ 7,4 bilhões na rede hoteleira, o que acarretará na criação de 32 mil novos empregos. Para Krüger, a oportunidade de sediar a Copa e as Olimpíadas tornará o Brasil um País capacitado para investir na captação de outros grandes eventos e a divulgação e promoção dos jogos no exterior contribuirão para um maior número de turistas no País.

    Momento brasileiro

    O senador Benedito de Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, garantiu que o governo federal e os governos estaduais estão trabalhando para que tudo esteja pronto em tempo hábil e para que as ações aconteçam no tempo programado. Segundo ele, o Brasil atravessa um período extraordinário, qualificado como um País emergente. Este é o momento do Brasil demonstrar para o mundo que possui competência, no âmbito da segurança e da infraestrutura aeroportuária e hoteleira, e que possui total condição de sediar eventos desse porte, enfatizou.

    No entanto, o senador afirmou que devem ser analisadas as carências e potencialidades do País. Para suprir com qualidade as demandas, deve haver um esforço conjunto da sociedade brasileira e dos setores público e privado, opinou. Para ele, o turismo no Brasil ainda possui algumas deficiências, como custo elevado e aviação nacional de pouca qualidade, o que faz com que o País seja o terceiro destino da América Latina, atrás de Argentina e México. Há uma necessidade de melhorar os meios de locomoção, com voos internacionais mais frequentes. Devemos trabalhar pensando na melhoria do País, e não somente para atender a demanda dos jogos, alertou.

    De acordo com o senador, o Regime Diferenciado para Contratação (RDC)é indispensável para que o Brasil cumpra com suas obrigações, perante as entidades internacionais, sobretudo no tocante a cumprimento de metas nos prazos estabelecidos. Os antigos regimes eram burocráticos e incapazes de conferir rapidez e eficiência para ao processo licitatório, disse. Segundo ele, a atuação fiscalizadora do TCU e da Controladoria-Geral da União vão garantir a lisura dos procedimentos.

    Lira destacou a criação de programas voltados para a qualificação profissional, como o Bem Receber Copa, que tem como objetivo capacitar o setor de turismo, oferecendo cursos para mais de 300 mil profissionais até o final de 2013; o Programa de Promoção Nacional do Turismo Brasileiro, que divulga e agrega valor à imagem do destino turístico, por meio de ações de propaganda, publicidade e participação em eventos; e o BNDES ProCopa Turismo, voltado para construção e reforma de hotéis. O que queremos é que esses eventos sejam motivo de orgulho para os brasileiros, gerando empregos e renda para todo o País. A comissão tem feito sua parte com comprometimento, agilidade e apreciação prioritária dos temas associados à execução dos jogos, concluiu.

    Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

    • Publicações2263
    • Seguidores190
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/federacao-cobra-investimento-em-qualificacao-de-pessoal-e-no-setor-hoteleiro/2807613

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)